![]() |
Cartaz oficial do 6º Congresso Nacional do MST |
Em 2013, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) completou 30 anos. Criado a partir da luta popular pela reforma agrária e contrário ao agronegócio, o movimento social é um dos maiores do mundo e se desenvolveu na contramão do planeta, cada vez mais neoliberal nas últimas décadas. Ao contrário, os militantes do MST se organizaram a partir de princípios de distribuição e colaboração.
O movimento que surgiu no sul do país se considera herdeiro das resistências brasileiras, como as indígenas contra os portugueses, de Canudos contra o Estado, dos Quilombos e das Ligas Campesinas. Exerceu papel importante na constituição de 1988, quando foi aprovada a desapropriação de terras que não cumprem função social. Dos episódios trágicos de sua história, está marcado o massacre de Eldorado dos Carajás (PA), em 1996, quando 19 sem-terras foram assassinados pela polícia paraense. Além disso, muitos outros assassinatos ocorreram na luta pela terra, financiados por aqueles que vêem seus privilégios ameaçados.
Pela importância desse movimento, o capitão Barba Ruiva recomenda um dos seus principais tesouros – a coleção “A questão agrária no Brasil”, dividida em sete volumes. Com esta série organizada por João Pedro Stedile e publicada pela editora Expressão Popular, o leitor ampliará sua visão sobre essa questão de tamanha importância.
Volume 1 - O debate tradicional 1500-1960
Volume 2 - O debate na esquerda 1960-1980
Volume 3 - Programas de reforma agrária 1946-2003
Volume 4 - História e natureza das Ligas Camponesas 1954-1964
Volume 5 - A classe dominante agrária: natureza e comportamento 1964-1990
Volume 6 - O Debate na Década de 1990
Volume 7 - O Debate na Década de 2000
Volume 8 - Debate sobre a situação e perspectivas da reforma agrária na década de 2000
Cada exemplar custa apenas 20 reais.
Curta e compartilhe a Barba Ruiva Livros nas redes sociais:
Facebook: barbaruiva.livros
Twitter: @barbalivros
Instagram: barbaruivalivros
Nenhum comentário:
Postar um comentário