segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Rebeldia e Revolução! Confira as sugestões do capitão Barba Ruiva para questionar a ordem

Manifestação pela Tarifa Zero/Passe Livre, em Joinville (SC)
Foto cedida por Adolfo Lindenberg Bonucci
E aí, marujada!

Não passamos nem uma semana em alto-mar e quando voltamos para a terra firme já está tudo pegando fogo.

Posso saber por que não avisaram o capitão? Até parece que não sabem que esse velho lobo é um adepto da rebeldia! Não deixem os piratas de fora dessa!

Mas, tão importante quanto estar na rua, é ler sobre o assunto para não ficar à deriva no meio da manifestação e do debate. A história é rica nesse assunto. Afinal, como diria outro barbudo famoso, a própria história é a história da luta de classes! Portanto, conhecê-la é fundamental para questionar a ordem vigente.

Por isso, o capitão separou algumas das obras que temos no navio para oferecer pra vocês:

Ocupe!
Os movimentos “occupy” tem marcado o início desta década. No Egito ou na Turquia, nos Estados Unidos ou no Brasil, os movimentos de ocupação certamente entrarão para a história das lutas populares e serão objetos de estudo acadêmico. Uma das obras que foi publicada no calor dos movimentos foi o livro Occupy: movimentos de protestos que tomaram as ruas, da Boitempo Editorial, que reúne artigos de pensadores como Slavoj Žižek e David Harvey. Nessa nova fase de manifestações populares vale dar uma olhada em um movimento recente que faz parte da origem dos atuais.

Fotografia de parte do mural "Do Porifiriato à Revolução",
de David Alfaro Siqueiros, localizado no Museu Nacional
de História da Cidade do México. 
Revoluções na História
Se é para mergulhar na história, vale a pena buscar referências em algumas das revoluções mais marcantes, como a Revolução Russa de 1917 e a Revolução Mexicana ainda em marcha.

Clássicos
Marx, Engels, Lenin, Trotsky, Rosa Luxemburgo e Bakunin são alguns dos autores clássicos da literatura de esquerda. Passar por eles é importantíssimo para a formação dos militantes, dessa galera nova que está fazendo acontecer nas ruas. Assim, o pirata recomenda o livro Marx, Engels, Lenin: a história em processo, do pensador brasileiro Florestan Fernandes, bem como A ideologia alemã, de Marx e Engels, e O Estado e a Revolução, de Lenin.

Crítica ao capitalismo
Para lutar por um novo modelo econômico e social é interessante saber fazer a crítica ao atual. O capitão Barba Ruiva é um dos críticos, tanto que montou este negócio, cujo objetivo é poder viver numa lógica na qual o lucro não é a coisa mais importante. Por isso vendemos livros mais baratos aqui.

Algumas obras disponíveis no navio acerca do assunto são O Brasil Real: a desigualdade para além dos indicadores, organizado por Alexandre de Freitas Barbosa; Capitalismo: crises e resistências, organizado por Andreia Galvão; e Capitalismo industrial e multinacionais brasileiras, de Eliseu Saverio Spósito e Leandro Bruno Santos.

Alusivo ao livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell
Ficção
Algumas obras de ficção se tornaram clássicos, tamanha a profundidade política que alcançaram. Alguns exemplos que temos no navio: A Revolução dos Bichos, de George Orwell; o clássico beat On the Road, de Jack Kerouac; e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

Dica preciosa do capitão
A arte do combate: a literatura alemã em cento e poucas chispas poéticas e outros tantos comentários, de Marcelo Backes, é um tesouro literário, que reúne os mais importantes autores da língua alemã. Imperdível.


Esses são apenas alguns exemplos. Entre no navio do pirata (loja virtual) e navegue pelos mares do conhecimento. Não esqueça que também aceitamos pedidos e procuramos a opção mais em conta para você.

Depois disso, saia do Facebook vá para a rua fazer política de verdade!

Curta e compartilhe a Barba Ruiva Livros nas redes sociais:

Facebook: barbaruiva.livros
Twitter: @barbalivros
Instagram: barbaruivalivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário